quarta-feira, 1 de julho de 2009

G in ta house!

Olá pessoas. Antes de tudo, as viagens Fpolis-SP-Ams-Dub foram ótimas. Algumas pessoas estranhas sentaram ao meu lado, um meio Bin Laden, outro dorminhoco roncão, mas nada que atrapalhasse.

Assim que sai do aeroporto em Dublin não deu pra conferir nada da cidade. O trajeto escolhido pelo taxi não passava pelo centro e parecia MESMO que eu estava em alguma rua de Florianópolis. Quando cheguei ao bairro onde mora a minfa família irlandesa, a primiera surpresa. Casinhas iguais, bonitinhas, com as mostradas nos filmes. Carros estacionados na frente, sempre de marcas conhecidas e consideradas caras no Brasil (aqui bem comuns).

A minha nova "mãe" se chama Eilish e é bem simpática. Religiosa, sempre me ajuda com tudo. Mesmo assim, fica a impressão de que receber um aluno estrageiro em casa é apenas um negócio lucrativo para eles. Com razão. O meu quarto é pequeno, singelo, mas tem internet de graça que eu consigo conectar sei lá de quem e sei lá de onde. Ou seja, não posso reclamar muito! ;)

Tem uma televisão. AMARELA, parecida com aquelas que a Xuxa dava de presente quando depois que os baixinhos completavam alguma prova da qual era preciso sair cheio de uma gosma. Lembram? Mas só pega UM canal...

Meu dia começa sempre às 7h. Acordo, me arrumo, tomo café às 7h30, converso com a Eilish e vou até a parada de ônibus que fica bem pertinho de casa. As pessoas daqui são bem simpaticas, sempre dispostas a parar, explicar, ajudar. No primeiro dia perguntei a uma mulher onde era a parada, ela me explicou e tal. Encontrei-a de novo no dia seguinte e ela me desejou bom dia. Com um sorrisão ainda por cima!

De casa até o centro de Dublin, de busão, leva mais ou menos meia hora. Os ônibus são que nem em Londres, dois andares. Sistema bem bacana. Logo no primeiro dia eu, também desorientado, tentei ajudar uma brasileira, Alice, de SP, 16 anos, a chegar na escola de inglês. Tadinha, ela tremia de nervosa. Mas sortuda, vai conferir os três shows do U2 que terá aqui nós próximos dias.

O centro de Dublin é muito bonito. Ao mesmo tempo temos construções modernas (nenhum dos prédios são altos, tipo arranha-céus. Acho que o prédio mais alto que vi até agora tem 6 andares e olhe lá) e obras antigas. A minha escola por fora, quando vi pela primeira vez, levei um susto. Parece um casarão perdido no tempo. Mas eles conservam a história, o que torna tudo mais bacana ainda. Aqui na escola (de onde escrevo agora) todos são legais. Tem brasileiros, coreanos, mexicanos, gente de tudo quanto é lugar. Até já encontrei uma amiga da Marielli aí de Tubarão! Mundo pequeno? Imagina. Isso é Dublin.

Já fiz alguns amigos, me perdi, saltei do ônibus na parada errada. Enfim, as vezes me sinto meio perdido, deslocado, mas acho que é um sentimento novo, que deve permanecer somente nesse primeiro momento de adaptação. Pelo menos eu espero.

Antes de vir, conversei pela internet com a Giovana, menina de Floripa, que veio pra cá uma semana antes de mim. Nossa, ela merece um post só dela. Um anjo, tem me ajudado com tudo, desde abrir a conta no banco até na compra de papel e lápis. Gi, deixo aqui meu agradecimento público.

Sobre a aula de inglês: aulas dinâmicas, tudo em inglês mesmo. Cai na fase intermediária, chamada b1, por sorte, na mesma sala que a Giovana.

Sobre a comida: eles comem muita, muita batata. Ainda não consegui me adaptar muito nessa parte. Sinto falta de uma boa salada e um fraguinho grelhado. Sim, e da minhas barrinhas de cereais que aqui custam uma fortuna! Tipo 3 euros 6 barrinhas.

Sobre as pessoas: As irlandesas acordam e dormem maquiadas. Muito estranho. Sabe a maquiagem usada pelas mulheres aí no Brasil pra sair a noite. Aqui é usada de dia. E loiro é loiro, branco, loiríssimo. Homens irlandeses são ruivos, bem como os famosos bonequinhos com roupas de gnomo. O problema é que tem muito estrangeiro, o que acaba virando uma confusão de culturas e estilos. Por falar em estilo, como aqui ninguém se preocupa com a roupa de niguém, eles andam de qualuqer jeito, uns arrumados, outros desleixados. A cor rosa e verde fluorescente está bem em alta por aqui.... isso não é bom sinal.....

Por enquanto é isso. Espero que todos acompanhem aqui minhas aventuras por essa cidade. Tentarei postar com frequência e depois também algumas fotos. Qualquer coisa podem me procurar pelo orkut e até pedir o meu tel por depoimento.

Bjos, abraços e saudades

G

10 comentários:

Fernanda Schlickmann disse...

eeeeeeeeeeeeeeeee q legal tudo, gui!!!!
vou tentar acompanhar todos os teus posts, pra sentir um pouquinho a tua experiência... vai dar tudo muito certo, tenho certeza!!!
só não vai voltar usando uma roupa da Mangueira em versão fluorescencente!! hhahahahahhahaha

beijãooo

Unknown disse...

Gui, vou acompanhat tudo. Beijos e boa sorte!

Unknown disse...

acompanhar...

João Lucas disse...

É bacana o cara cair em um local diferente. Tudo é novo todo dia.
Good luck, mate.

Imediata disse...

Quero já o contato com algum irlandês de madeixas vermelhas beeem interessante (e que não curta o verde com o rosa, please). Já pensou, noiva por correspondência? Hahahahhaha! Adorei o post introdutório de sua nova vida em Dublin, espero por mais. Estarei acompanhando verozmente. Beijo e boa sorte!

disse...

Meio perdido? Como??? já faz QUAAAAAAAAAAATRO dias que estás aí! Não podes te perder! kkkkkkk
Te amooooo!
bjos

Edivaldo Dondossola disse...

Bah, que massa! Vou acompanhar todos os detalhes dessa aventura aqui pelo blog. É tão bacana ver seus relatos da viagem, vê-lo feliz, realizando um sonho tão antigo.

Estarei torcendo sempre! E, please, vê se não adere à moda local, ok? Verde e rosa fluorescentes só no carnaval. E olha lá. Tem que ser muito fã da Mangueira. Hauhaauahauh!

Abração!

Giovana disse...

Gui, fofíssimo !!
Achei que a Giovana do teu comentário era eu !! haha!
Acompanharei as novidades por aqui, nem acredito que você foi mesmo, seu peste ! Sinto saudades!

Beijos,

Hello Kit Masoquista (hahaha!!)

Anônimo disse...

Guii, que bacana. Ainda bem que o povo é simpático, estão sendo muito mais do que nessa cidade que vim morar depois que me casei...(uff..u povo grosso daki..´tá loko)..mas enfim, QUAL O PROBLEMA COM A BATATA? BATATA É TUDO!!!.Gui...tu és mto light..rsr
Ei..as pessoas sapateiam na rua aquelas dancinhas?? (brincadeira..)
Que bom que estás gostando. Mas quero fotos... :D
Um abraço...

Anônimo disse...

Por que nao:)